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Cursos

Curso de Licenciatura em

02 - Pedagogia

Mensalidade
R$ 504,00
Duração
4 Anos
Turno
Noturno
Vagas
50

Renovação de Reconhecimento Portaria nº 282, de 01/07/2016 - Conceito ENADE: 3

     O pedagogo é o profissional da educação capacitado para a atividade docente, para a articulação do trabalho pedagógico e para a organização da gestão escolar.
      Suas atribuições profissionais, segundo o estabelecido pelas DCN´s, são: Art. 5º O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:
 
I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II - compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III - fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V - reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI - ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII - relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX - identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X - demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI - desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII - participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII - participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
XIV - realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental- ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
XV - utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XVI - estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
 
Matriz Curricular

1º Ano
Educação e Tecnologia    
Filosofia    
Fundamentos da Educação Infantil    
História da Educação    
Metodologia da Pesquisa em Educação    
Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar I    
Português Instrumental    
Psicologia da Educação    
Sociologia    

2º Ano
Didática    
Educação e Meio Ambiente    
Estágio Supervisionado I    
Filosofia da Educação    
História da Educação Brasileira    
Libras    
Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar II    
Política da Educação Brasileira    
Psicologia da Aprendizagem    
Sociologia da Educação    

3º Ano
Alfabetização    
Ciência da Natureza S.I.E.F    
Códigos e Linguagem S.I.E.F.    
Currículos e Programas    
Educação e Estatística    
Estágio Supervisionado II    
Fundamentos da Educação Especial    
Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar III    
Saúde Mental em Educação    
Sociedade e Cultura S.I.E.F    

4º Ano
Educação e Direito    
Educação e Trabalho    
Estágio Supervisionado III    
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos    
História e Cultura Afro-Brasileira nos Currículos Escolares    
Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar IV    
Pressupostos Teórico-Metodológico do Ens. Médio/Magistério    
Produção Científica    
     
     
 
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Coordenador Prof. Débora Bahú

Graduada em Letras pela Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR), graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), especialista em Educação Especial, Língua Espanhola, Docência do Ensino Superior, Neuropedagogia, cursando Psicopedagogia. Atua como professora da Rede Municipal de Ensino (EIEF) da cidade de Loanda - PR na Escola Dr. Carlos Alberto de Alcântara Diniz e professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR).