×

FACINOR realiza oficina do Projeto de Extensão Quinta com Arte com a temática “Esporte e Racismo”

No dia 27 de junho ocorreu mais uma oficina do Projeto de Extensão “Quinta com Arte”, que trouxe este mês como tema “Esporte e Racismo”. O Projeto institucional é coordenado pela Prof.ª Doutoranda Alba Matarezi Pinheiro, tem como intuito promover oficinas de cinema abordando temas relacionados aos Direitos Humanos.
Este mês, a oficina foi conduzida pelo professor Esp. Cássio Gomes, que apresentou o filme “42: a história de uma lenda”. O filme é baseado em fatos reais e conta a história de Jackie Robinson, primeiro jogador de basebol negro a integrar times da 1ª liga de Basebol em um período em que apenas jogadores brancos participavam. A partir da história de Robinson, foram discutidos como ao longo da história o esporte foi utilizado, a princípio de três maneiras: como inclusão social, massa de manobra (política) e como fonte de libertação e aceitação (da própria imagem).
O esporte como inclusão social, ocorre quando o Estado cria espaços de inserção social de jovens de comunidades de risco em projetos e atividades com cunho esportivo e sócio educativo. Esses jovens, através dessa inserção, tem a oportunidade de se recolocar na sociedade como cidadãos respeitados e com plenos direitos.
O esporte como massa de manobra refere-se à prática política que usa o esporte como forma de alienar a população (o conhecido pão e circo do período romano), desviando, assim, a atenção da população de assuntos relevantes de interesse social.
Por fim, o esporte como libertação e auto aceitação ocorre quando o esporte se torna um mecanismo de superação de limites (próprios e impostos pela sociedade).
A atividade ocorreu no salão nobre da OAB de Loanda e contou com a participação dos acadêmicos e professores dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física da FACINOR, professores e alunos do Colégio Estadual Centrão e Escola Camponesa Chico Mendes de Querência do Norte.
Agradecemos ao professor Cássio Gomes pela condução das atividades, o apoio dos coordenadores dos cursos, aos participantes. Agradecimento especial á AOB de Loanda pelo apoio ao projeto.
A próxima oficina do projeto ocorrerá no final do mês de julho e será exibido o filme “Filadelfia”, onde será discutido o tema homofobia.
 
Prof.ª Doutoranda Adriana de Carvalho Medeiros
Professora Adjunto da FACINOR
Prof. Esp. Vilma de Campos Ribeiro
Artista Plástica
 

Busca de Notícias