×

FACINOR promove oficina sobre Danças africanas e afro-brasileiras

No dia 27 de junho ocorreu a 5ª oficina do Projeto de Extensão “Cultura e História Africana, afro-brasileira e indígena”. A oficina teve como tema “Danças africanas e afro-brasileiras”, e foi ministrada pela Prof.ª Esp. Sandra Regina de Souza (professora da Rede Básica de Ensino do Estado do Paraná e Professora do Curso de Educação Física da FACINOR).
            A oficina com conteúdo dividido em atividades teóricas e práticas, teve como objetivo apresentar a origem da dança Afro-Brasileira e discutir sobre a influência africana sobre a cultura brasileira no tempo presente. Ainda foram apresentadas composições coreográficas de origem sudanesas, bantos e indígenas e seus desdobramentos na cultura religiosa do candomblé, da dança dos caboclos e outros ritmos da cultura africana.
            Participaram da oficina os acadêmicos e professores da FACINOR, acadêmicos de outras IES, alunos e professores do Colégio Estadual Centrão e da Escola Camponesa Chico Mendes de Querência do Norte, e professores da rede Básica de Educação.
            O Projeto de Extensão “Cultura e História Africana, Afro-brasileira e Indígena” é promovido pela FACINOR, e conta com apoio da CUFA Loanda. O projeto tem como intuito atender aos princípios elencados nos documentos orientadores para implantação das leis 10.639/03 e 11.645/08 (que tornaram obrigatório o ensino de História da África, dos povos afro-brasileiros e indígenas). Assim, as oficinas ofertadas têm como objetivo promover uma reflexão que forneça subsídios para a reconstrução das relações étnico-raciais a partir do reconhecimento de um histórico de racismo e preconceitos presentes na sociedade brasileira. Buscamos ainda elencar argumentos referentes ao pluralismo racial e cultural na formação da sociedade brasileira que permita a construção de um referencial histórico que contribua para uma educação antirracista e democrática.
            Convidamos a todos para participar da próxima oficina que ocorrerá no dia 01 de agosto e terá como tema “história dos povos indígenas no Brasil”. A oficina será ministrada pela Prof.ª  Doutoranda  Adriana de Carvalho Medeiros e tem como objetivo promover uma reflexão sobre a história dos povos ameríndios do período pré-colombiano até a luta por direitos no tempo presente.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na secretaria da FACINOR a partir do dia 20 de julho.
            Os interessados podem acompanhar os conteúdos das oficinas pela fan page no Facebook “Cultura e História Africana, Afro-brasileira e Indígena”
            Parabenizamos a Prof.ª Sandra pelo ótimo trabalho, o apoio da diretora da Escola Camponesa Chico Mendes, Profª. Ms Maia Edi Comilo, e a participação de todos os acadêmicos, professores e alunos.
 
Prof. Esp. Cássio Joaquim Gomes
Professor do Curso de Educação Física da FACINOR/ Coord. da CUFA Loanda
Prof. Esp. Vilma de Campos Ribeiro
Artista Plástica

Busca de Notícias