×

Palestra: Políticas Públicas de acessibilidade para alunos surdos no ensino superior e oficina de Língua Brasileira de S

No dia 29 de março de 2014, a FACINOR e o Núcleo de atendimento ao Acadêmico FACINOR NAAF, promoveram a palestra: Políticas Públicas de acessibilidade para alunos surdos no ensino superior e oficina de Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. O evento foi coordenado pelo professor Ricardo Sander da área de Libras na UTFPR campus de Campo Mourão e pela professora Marieusa Endrissi Sander, do Núcleo Regional de Educação de Maringá, setor de Educação Especial e responsável pelas áreas da surdez, TGD e cegueira. No período da manhã foi proferida palestra com a abordando o tema “Cultura e identidade surda, estrutura e aspectos linguísticos da língua de sinais”. No período da tarde, foi ofertada uma oficina de LIBRAS, proporcionando o conhecimento de sinais para comunicação com surdos. À parte, os professores receberam orientações metodológicas sobre a estrutura de Libras/ Lingua Portuguesa, encaminhamentos de atividades, conteúdos e avaliações. Este evento contou com o apoio do Sicredi, representado por três funcionários que também participaram dos trabalhos.
Segundo os organizadores, o acontecimento teve seus objetivos alcançados, tendo em vista que a instituição conta atualmente com um aluno surdo, sendo possível por meio deste encontro proporcionar aos acadêmicos, professores e funcionários, a base necessária para a comunicação e o processo de ensino/aprendizagem de alunos surdos.
De acordo com a coordenadora do NAAF, Neusa M. R. Littig, este foi o primeiro evento realizado, nessa área.   Pretende-se dar continuidade a essa iniciativa, proporcionando aos acadêmicos, professores e comunidade em geral, o aprofundamento nos conhecimentos de Libras e das questões de acessibilidade, cumprindo também com a responsabilidade social da inclusão.

Busca de Notícias