×

FACINOR finaliza as atividades do Projeto Extensão “Guerreiros”

No ano de 2014, a FACINOR em parceria com Curso de Educação Física, promoveram o Projeto de Extensão “Guerreiros”, destinados comunidade interna (acadêmicos, professores e funcionários) e externa de Loanda e região.
O projeto que consistiu em aulas semanais de Muay Thai e Jui-Jitsu, tem como objetivos ofertar formação teórica/prática das lutas de impacto e solo voltadas para práticas de lutas no cotidiano escolar, e ainda, proporcionar a comunidade uma cultura de luta baseada em fundamentos filosóficos que partem de princípios culturais e éticos, que negam a banalização desta prática esportiva e apologia à violência.
Neste aspecto, as aulas são ministradas na Sala de Lutas da FACINOR, equipada com tatame e suportes técnicos necessários (de chute, sacos de bate, luvas de foco, luvas capacetes, entre outros), semanalmente as terças e quintas-feiras em três períodos, e de Jiu-jitsu as terças-feiras.
O projeto é coordenado/ministrado pelo Professor Cássio Gomes, graduado em Educação Física pela UEL, especialista em Educação Física na Educação Básica pela UEL. O mesmo, é ainda Presidente da Associação Kaiko, Presidente da Federação Paranaense de Sumô, Presidente da União Londrinense de Sumô, Secretário Geral da Federação Paranaense de MMA, Vice-Presidente da Federação Paranaense de Muay Thai e Membro Honorário da CUFA Cambé. É atleta da seleção permanente da Seleção Brasileira de Sumô (Campeão Mundial de Sumô 2007, 2008, 2009 e 2011, décimo melhor Lutador do Mundo no Xgames no sumô e Segundo DAN no Sumô), atleta da seleção paranaense de Judô (terceiro lugar no 12º Torneio Internacional Nelson Morimoto de Judô), atleta da equipe da C.A.PREV  de Jiu-Jitsu. Possui ampla experiência técnica pois, é Técnico e Preparador Físico dos atletas da Equipe Kaiko de Muay-Thai e Técnico e Preparador Físico dos atletas da Equipe Kaiko de Sumô.
            Comprometidos com práticas saudáveis e a comunidade de Loanda e região, ao longo do ano, a FACINOR atendeu público de mais de 100 pessoas, sendo crianças, jovens e adultos, vinculados a comunidade acadêmica e externa.
O convívio de uma prática de luta fundada em aspectos da cultura e ética, permitiram que de forma geral, a comunidade além de ter acesso a práticas saudáveis (que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, na capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora, perca de peso e definição muscular), compreendessem a luta como prática de cunho educacional, com base história e princípios morais, e por isso, desvinculado dos estigmas da violência.
            A FACINOR e o curso de Educação Física agradecem os participantes e alunos do Projeto de Extensão pela contribuição e entusiasmo. O Projeto “Guerreiros” retorna suas atividades em 2015 com novos horários e turmas. Mais informações, na secretaria da FACINOR ou pelo telefone (44) 3425 1037.
 
Prof. Ms. Adriana de Carvalho Medeiros
Prof. Esp. Cássio Gomes

Busca de Notícias